PASTORAL DA ESPERANÇA

      "O futuro do homem é parte de seu ser, já que o ser humano não é só ser, mas também e muito mais poder ser, futuro, possibilidade, esperança".

      A Pastoral da Esperança olha para o futuro, ela não está presa apenas nas coisas do cotidiano, mas seu olhar transcende a própria natureza humana em direção da eternidade. A ressurreição de Jesus Cristo é a mais bela lição de amor oferecida pelo Pai.       Nossa vitória foi alcançada pelos méritos de Cristo crucificado.

      A Pastoral da Esperança trabalham da direção da Juventude eterna. Ela quer celebrar a vida em todos os momentos, mas acima de tudo, permitir que as pessoas tenham mais confiança em Deus, sobretudo nas horas de sofrimentos.

      A Pastoral da Esperança não apenas trabalha com as pessoas que perderam seus entes queridos. A tarefa é também reanimar as vidas das pessoas que parecem muitas vezes como que mortas. As Pastorais e os movimentos dentro da Igreja são carentes de um estudo sobre a Esperança e sobre a fé em um Deus amigo que não quer a morte para ninguém. Deus é o Deus dos vivos.

      A P. E. acredita no sorriso de uma criança e na força do Jovem, que segue o caminho de Cristo Jesus, apoia os casais e sabe que a família é protagonista de todas as esperanças.

      Os jovens cada dia estão cheio de desesperança. A Pastoral quer fomentar no jovem a Esperança de um futuro melhor. Ela provoca um debate com o jovem, a fim de que os mesmos possam assumir com entusiasmo sua caminhada de fé.

      A esperança, para tornar realidade, não basta sonhar. Ela é o resultado de um ideal vivido, de um sair de si, e de um confiar; está intimamente ligada à providência de Deus. Quem nele deposita sua esperança nunca será decepcionado.

      Jesus é a nossa única esperança,promessa de amor vinda do Pai. Se Jesus prometeu, Ele cumprirá. Nele seremos eternizados.

      A Bíblia é o grande livro da esperança. Nele os homens e mulheres são nutridos da Promessa do Pai.

      Nossa razão de viver está apenas em Deus. Se Deus é por nós, quem será contra nós?

      Ter esperança é Ter fé, é acreditar na providência de Deus; é buscar a providência de Deus; é buscar o Reino de Deus. Tudo é possível, "se creres farás obras maiores do que as que eu faço". A esperança tem sua raiz na fé. A fé é a segurança do que se espera. "Quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá" ( Cf. Jo 11,25)

      Senhor, eis que deixamos tudo parte seguir. Em verdade eu vos digo, ... receberão 100 vezes mais nesta vida e a vida eterna.

 

O QUE FAZ A PASTORAL DA ESPERANÇA?

      A P.E. quer conscientizar as pessoas que é necessário:

1) Viver diante de Deus - na oração, no trabalho, na partilha do pão, no amor fraterno, Ter consciência que Jesus é o nosso Salvador.

2) Viver de frente para o futuro de Deus - esperar uma recompensa maior "a ETERNIDADE". Muitos pecados poderiam ser evitados, muitas vidas poderiam ser vividas com maior alegria, se as pessoas depositassem mais confiança na vida eterna.

      A P.E. ajuda as pessoas a depositar todas as suas esperanças no Senhor Jesus que é o princípio e o fim. Somos convidados a viver em harmonia com o eterno Deus, Tudo aquilo que nos cega diante da proposta do Reino, tem que ser banida de uma vez por todas.

      Neste Novo Milênio a esperança deve ser a chama viva que irá renovar a mente e os corações da humanidade. Esperança esta que garante pelo próprio testemunho que Deus está vivo. Ele não está morto. É Deus que nos acolhe com seu coração misericordioso. A P.E. não pode ser senão a Pastoral da misericórdia divina, do abraço, da fé; da certeza e da esperança de um mundo melhor.

      Na vida do sacerdotal a Pastoral da Esperança é uma fonte de luz e compreensão. Além de rezar pelos sacerdotes falecidos, ela intensifica suas orações a favor de todos os padres que tem a esperança de realizar muitos trabalhos a fim de que o Reino   Cresça cada vez mais.

      Ela promove confraternizações com seu pároco e seus vigários, alimentando a caridade pastoral e incentivando-os em seus trabalhos. Juntamente com o padre programa missas para os familiares enlutados, organiza as missas de 7º dia, apresenta as pessoas que perderam seus entes queridos e se possível levar o padre na casa daqueles que sentiram mais a perda de algum membro familiar.

 

QUAIS SÃO SEUS OBJETIVOS?

  • Divulgar, anunciar, testemunhar que Jesus Cristo Ressuscitou, e na sua Ressurreição podemos alcançar a nossa;

  • Mostrar que a morte e Ressurreição de Jesus abriu para nós as portas do Reino de Deus;

  • Levar o consolo, a esperança, o amor, a compreensão, às pessoas que estão tristes e desanimadas;

  • Formar um povo cheio de esperança e de luz;

  • Tirar das pessoas tantos pensamentos ruins, suicídios, separações, drogas, mentiras, etc.;

  • Promover a coragem para renunciar as coisas passageiras, depositando sua confiança nos bens eternos;

  • Despertar nas pessoas que é necessário viver a vontade de Deus, revestindo de Cristo, deixando de lado os desejos da carne;.

  • Levar o povo a acreditar na providência de Deus. Quando ele promete, cumpre.

  • Vaidade das vaidades, tudo é vaidade. Somente Deus dá o alimento de vida eterna;

  • Alertar as pessoas que a salvação acontece agora. Não é preciso esperar.

PLANO DE TRABALHO

1. Realizar um encontro a nível de setor sobre a Pastoral da Esperança, aberto a todas as paróquias;

2. Buscar uma maior integração com o nosso pároco;

3. Chamar mais pessoas que queiram trabalhar nesta pastoral

4. Organizar textos bíblicos ( fazer um livrete) que nos ajude a compreender melhor a nossa fé em Jesus Cristo e seu Reinado;

5. Ampliar o campo de trabalho, no sentido de, que a Pastoral da Esperança trabalhe somente com pessoas enlutadas.

6. Formar uma comissão que promova um estudo mais aprofundado sobre temas como: a Ressurreição, a Dor e a morte na perspectiva cristã, a vida eterna, o que acontece com nossa vida após a morte, as condições básicas para eternizar nossa vida, o Catecismo Católico, a oração, etc

    

Pe. Gualter Pereira da Silva